QUE ILHA É ESSA QUE PARECE UMA IMPRESSÃO DIGITAL?

O mundo é cheio de mistérios e o melhor disso é você não conhecer muitos deles. Nessa matéria vamos explorar um lugar que você provavelmente não conhecia, mas vai ficar curioso sobre ele, ou melhor, ela. Como essa ilha “isolada” adquiriu essa forma estranha onde ela parece uma digital gigante? É isso que vamos descobrir agora.

Antes de resolver o mistério, vamos a uma apresentação rápida sobre a localização dessa ilha. Ela se chama Baljenac e pertence a Croácia. Para ser mais preciso, ela esta localizada em um grupo de ilhas chamada Kaprije. Se você acreditou que ela tinha algo de outro mundo, está enganado, já que suas formações foram feitas pelo homem.

Durante os séculos XVI e XVII, Baljenac serviu como um ponto de refúgio para os cristãos durante a conquista otomana. O grande problema dessa ilha é seu solo, que é extremamente rochoso. Isso dificultava o plantio para a sobrevivência dos povos cristãos. Para solucionar esse problema, os agricultores de lá retiravam as rochas e as empilhavam para economizar espaço de plantio.

Durante séculos de muito trabalho e paciência, os muros de pedra totalizaram incríveis 23 quilômetros de extensão. Para a surpresa de muitos, economizar espaço para plantio não foi o único benefício que esses muros trouxeram para a agricultura. Eles também impediam que ventos fortes vindos do oceano destruíssem as plantações.

Não foi apenas Baljenac que utilizou esse método para o plantio, mas por essa ilha ter apenas 0,14 quilômetros quadrados, ela foi a única ilha que ganhou essa forma singular. A Croácia está pressionando a UNESCO para que o local que parece uma impressão digital gigante seja incluído na lista de Patrimônios Mundiais.

Caso tenha curiosidade, você pode pesquisar no Google Maps “Baljenac” e será direcionado diretamente para ela. Usando o recurso satélite, você vai poder admirar a ilha do seu computador, vendo cada detalhe presente nele.

Leave a Reply