Convênio assinado entre GO e SP permite integração de banco de dados de identificação

Otimização dos resultados de positivação de impressões digitais em locais de crimes

Foi assinado nesta segunda-feira (16/07) um convênio entre as secretarias de Segurança Pública dos estados de Goiás e São Paulo que possibilitará a integração dos bancos de dados de identificação das duas unidades da Federação.

Chamado de Lead (Legitimação à Distância), o acordo vinha sendo trabalhado desde o ano passado: “São muitos detalhes burocráticos e jurídicos, por isso levou um tempo até o convênio estar pronto para a assinatura”, contou Antônio Maciel Aguiar Filho, chefe do Núcleo de Inovação em Identificação Humana, da Coordenação de Inovação e Tecnologia / Gerência de Gestão e Finanças da PCGO.

O gerente do instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás, delegado Deusny Aparecido Silva Filho, também destacou que a parceria vai facilitar a troca de informações e permitir respostas mais rápidas em casos concretos tanto para a polícia civil goiana quanto para a polícia civil paulista. O convênio foi assinado pelos secretários estaduais Irapuan Costa júnior (GO) e Mágino Alves Barbosa Filho (SP) durante reunião do Pacto Itegrador, em Goiãnia.

Maciel relatou que o acesso ao banco de dados de São Paulo vai permitir também o acesso ao banco de identificações de Rondônia: “Como Rondônia e São Paulo já estão integrados, consequentemente nós também teremos acesso aos dados deles (RO) e, evidentemente, forneceremos a eles os nossos. A expectativa é que, em breve, outros estados se juntem ao grupo”, frisou. Entre as principais vantagens dessa integração, Maciel destaca a otimização dos resultados de positivação de impressões digitais em locais de crimes.

Fonte: O Anápolis

Leave a Reply