INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO TAVARES BURIL NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS FORENSES – INTERFORENSICS 2019 –

Peritos Papiloscopistas e Cientistas Forenses, autores do Resumo publicado no Interforensics 2019.

A Interforensics 2019 (Conferência Internacional de Ciências Forenses) foi realizada na cidade de São Paulo, no período de 21 a 24 de maio, promovida pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e contou com a participação de Peritos Forenses e Cientistas Forenses de mais de 30 países, dentre palestrantes, autores de resumos e participantes.

O evento contou com área de expositores de empresas das mais diversas áreas das ciências forenses, inclusive da área de Papiloscopia. Expondo produtos já utilizados no dia a dia da perícia papiloscópica mas, com as inovações das novas tecnologias. Dentre os produtos apresentados merece destaque os aparelhos de detecção e captura de impressões digitais sem utilização de materiais químicos e sem contato com a impressão permitindo diversas perícias, de diferentes áreas, sem contaminação. Outra inovação é um sistema de filmagem 3D, capaz de armazenar a imagem e fornecer cálculos de distância do local ou objetos periciados. E na área de tecnologia de identificação foram apresentadas marcas de segurança fáceis e modernas na personalização de documentos.

            A palestras abordavam desde questões gerais sobre Ciências Forenses até uso de materiais para revelação diferenciada em Papiloscopia Forense. Dentre as palestras gerais foi ratificado a importância das pesquisas Técnicas Científicas e estudos de estatística no fortalecimento dos Laudos Periciais. O estímulo às colaborações foi apresentado como uma importante rede de conhecimento e divulgação. E nessa rede de colaboração, que o IITB tem estabelecido desde a I Jornada Papiloscópica Pernambucana, reencontramos com Ludmila Alem, pesquisadora do Instituto de Biologia do Exército, palestrante nas duas Jornadas, e conhecemos outros membros da sua equipe de pesquisa durante o evento.

O Instituto de Identificação Tavares Buril apresentou o resumo intitulado “Levantamento da frequência dos quatro tipos fundamentais a partir das fórmulas datiloscópicas no banco de fichas decadatilares do IITB de Pernambuco” de autoria do Perito Papiloscopista Paulo Nogueira, Perito Papiloscopista Uberlan Magalhães, Perita Papiloscopista/ Cientista Forense Theresa Liberal, Cientista Forense Bárbara Pereira e Cientista Forense Ellen Medeiros.

Este trabalho é uma continuação do estudo iniciado em 2017 no setor Técnico Científico, em parceria com as Cientistas Forenses da UFPE, dentro do projeto de estudo Populacional em diferentes regiões do estado de PE, que gerou o resumo “Construção do modelo de banco de dados populacional representativo do Estado de Pernambuco de frequência de minúcias decadactilar” apresentado durante a I Jornada Papiloscópica Pernambucana em 2018 na cidade de Recife.

Após uma primeira análise dos dados encontrados nessa construção do banco de minúcias surgiu a necessidade de ter um levantamento básico, os tipos fundamentais, para servir de referência aos estudos populacionais de minúcias que estão sendo gerados. Dessa forma, realizamos um trabalho no Banco de dados do IITB, focando o tipo fundamental, e apresentamos o resumo “Estudo estatístico da incidência de fórmulas de codificação das impressões digitais oriundas das pessoas identificadas civilmente no estado de Pernambuco” apresentado durante a II Jornada papiloscópica Pernambucana em 2019 na cidade de Afogados da ingazeira.Peritos papiloscopistas do IITB presentes no Interforensics 2019: abertura, apresentação de resumo sobre frequência do tipo fundamental e área de expositores.

A Direção

Leave a Reply