Estudiosos do esporte vão participar de Congresso Internacional em Campos

titulo da notícia
…uma pesquisa inovadora, apresentada em Harvard, sobre impressão digital para indicar potenciais genéticos para o esporte.

O VI Congresso Internacional do Conhecimento Científico, que será realizado pelos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) entre os dias 25 e 28 de setembro, terá uma programação bastante extensa para estudiosos e admiradores do ramo esportivo. Ao todo, são mais de 20 atividades, atreladas aos cursos de Educação Física e Fisioterapia, que vão abordar algum tema relacionado ao esporte. As inscrições para o congresso podem ser feitas no site www.isecicc.com.br.

O coordenador de Fisioterapia da Confederação Brasileira de Basquetebol, Felipe Tadiello, estará entre os palestrantes. O profissional, que trabalhou como gerente de Fisioterapia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, vai falar sobre “Atualização no tratamento de entorse no tornozelo”, no dia 26, e ministrar o minicurso “Liberação miofascial no esporte”, no dia 27.

O evento contará com dois palestrantes internacionais para falar de assuntos que envolvem o universo esportivo. A alemã Anita Hokelmann, da universidade Otto von Guericke Magdeburg, vai conduzir um minicurso sobre “O impacto do exercício físico e mental nas funções motoras e cognitivas”, no dia 27. Já espanhol Juan Moreno é professor da Universidad Miguel Hernández, autor de mais de 20 livros, e estará na instituição para o minicurso “Educação Aquática”, no dia 26. Ele ainda participará da mesa temática “Treinamento Desportivo: da detecção do talento à motivação para competição”, no dia seguinte.

Essa atividade também terá à frente os professores Estélio Dantas e Rudy Nodari Júnior. Primeiro profissional do país a garantir registro no Conselho Federal de Educação Física, Estélio ainda vai palestrar sobre “Obesidade Infantil: novas tendências na prescrição de exercícios físicos”, no dia 28. Enquanto isso, Rudy mostrará ao público uma pesquisa inovadora, apresentada por ele, este ano, em Harvard, sobre impressão digital para indicar potenciais genéticos para o esporte. O estudo será comentado na palestra “Dermatofiglia: uma ferramenta de investigação e intervenção no esporte”, no dia 27.

O Congresso – O tema deste ano será “Contemporaneidade do Conhecimento: a contribuição da universidade na ciência, humanização e ética”, tendo como objetivo promover um grande fórum de discussão interdisciplinar, fomentando o intercâmbio de conhecimento e a parceria em novos projetos.

Mais de 100 atividades e 12 palestrantes internacionais vão compor a programação. A aula magna desta edição será no dia 26, ministrada por Clóvis de Barros Filho, considerado um dos mais requisitados palestrantes do Brasil.

Fonte: Portal Ozk

Leave a Reply